quinta-feira, 2 de junho de 2011

Relato da entrevista

Eu queria agradecer a todos por seus relatos de entrevista que me fizeram ficar um pouco mais calma e estudar as possíveis137 perguntas. Sem mais, vou relatar um pouco de como foi a minha entrevista:
Eu estava marcada para as 9h e cheguei as 8h30 no BIQ e após a devida identificação, fui liberada para subir (tinham 5 pessoas agendadas para o dia 31/05). Quando subi, uma moça me recebeu na porta e me cumprimentou em português e me pediu para aguardar, tinha um rapaz de São José dos Campos para as 10h que já estava aguardando também.



Conversamos um pouco e logo saiu o Mr LeBlanc e disse algo em francês que eu não entendi e no final ele acrescentou "seul" e eu responde "seul". Então ele voltou para a sala dele e foi até a porta e perguntou: "Quel est votre nom" e eu respondi em francês e aí ele me convidou pra entrar e indicou onde eu deveria sentar. Mais uma vez, eu não compreendi mas pelo jeito da mão dele, imaginei que fosse para sentar e já começaram as perguntas. Foi quando ele se apresentou e perguntou sobre detalhes do meu processo. Falei muito mais do que ele havia perguntado, ele me deixou falar e nenhum momento me interrompeu. Aliás foi o que ele mais fez. Lançava algumas perguntas bem abertas e eu falava sem interrupção. Ele pediu para ver toda a documentação sobre a autorização do pai da minha filha, deu uma olhada em tudo e saiu da sala para tirar uma cópia.


Apos uns 3 min, ele voltou e continuou: "Você trouxe os passaportes? A carteira de trabalho? A carta?" Nessa hora, confirmei se era a carta de recomendação e ele disse que sim. Entreguei e fiquei aguardando calada e então ele pediu o diploma e histórico do segundo grau e faculdade, eu entreguei e expliquei que 2 anos do secundário foram feitos na África, ele ainda perguntou se eu conclui o ensino médio no Brasil, respondi que sim.




Depois foi pedido o comprovante de francês, entreguei e aí ele perguntou: "Gama, vc fez o curso na África?" Expliquei que Gama era uma cidade de Brasília. Ele perguntou se eu tinha feito um curso de inglês e eu respondi que não.


Após isso, Mr LeBlanc perguntou sobre o cv, eu entreguei e ele fez algumas correções (nessa hora pensei se ele tá corrigindo, deve ser porquê eu passei mas eu não disse nada) e logo em seguida ele pediu as ofertas de trabalho, eu mostrei umas 25 e ele ficou surpreso. Soltou um "ulalá", indicou os melhores e quais seriam melhor como plano A, B, C. Virou-se para o computador e perguntou se eu conhecia alguem no quebec? Se eu tinha visitado e se eu tinha amigos lá?




Comecei a fica preocupada pois respondi uma sequência de nãos, aí ele colocou o livro 'Aprendre le Quebec' de cabeça para baixo e me entregou duas folhas para conferir. Nem me toquei que poderia ser o CSQ, validei as informações no papel e ele foi dizendo: "Esses você manda para a embaixada do canada e esses você entrega quando chegar a quebec", e ai ele disse "Você tem alguma pergunta?" E tinha se passado 40 minutos desde a minha entrada na sala. Perguntei quanto tempo leva o processo federal e ele fez cara de quem nao sabia e disse uns 8 meses. Me acompanhou até a porta e eu juntei minha coisas e não parava de agradecer.


Enfim, eu poderia não ter passado pois esqueci muitas coisas que tinha treinado para falar e até mesmo nas perguntas em inglês que é minha primeira língua (quando ele quis saber por quê eu queria imigrar para o Quebec), acabei me atrapalhando - pois tinha ensaiado em francês- pelo nervosismo. Na verdade, percebi que não importa muito a sua desenvoltura naquele momento da entrevista pois estará bastante tensa e apreensiva. O que realmente importa é se você se encaixa no perfil, se tem boa qualificação, se consegue se comunicar em outra língua, se preenche todos aqueles pré-requisitos que já conhecemos bem.


Em todo o momento, ele me deixou fluir, sem me podar. E foi bem receptivo.
--

2 comentários:

  1. Que bom e que venha o processo federal!
    Abração,
    Diariocanadabrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu tive minha participação nesse post, hahhahahha..
    PARABÉNS, queridinha... ainda temos vários desafios para vencer.
    Conte comigo.

    ResponderExcluir